segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Depois de quase 6 meses - Parte II

Aha... Falei que voltaria rápido! 
Vamos continuar? Então vai...

- Amamentação: 
Tem coisa mais delicia que isso? Não....
Mas na época do Dudu, eu achava um tedio. Me apedrejem... pois hoje eu não me reconheço.
Ela mama super bem, a pega dela sempre foi perfeitinha. Então tirando o primeiro dia do hospital, não tive nenhuma fissura ou machucado.

Massss, assim como na primeira gravidez, o bicho pegou de verdade quando o leite desceu! Me dá pânico só de lembrar... rsrs
Meu peito começava logo abaixo da clavícula para se ter uma ideia. Mal conseguia ficar com os braços abaixados, pois tinha ‘peito’ até nas axilas. Tentei esgotar manualmente o mínimo para não doer, não adiantou. Peguei a bomba manual que eu tinha e nada adiantava. Nesse meio tempo, muito choro (meu, óbvio). Liguei para minha medica. Ela me instruiu a não esgotar em hipótese alguma, beber o mínimo de liquido possível e fazer compressa gelada. Me agarrei na compressa de gelo, o que aliviava a dor, mas momentaneamente. Morri de medo de ter uma mastite.
As primeiras noites, mal dormi. Levantava de tempos em tempos, esgotava um pouco, jogava água fria e tentava dormir. O que a Milena mamava mal aliviava a aureola. Dormir de lado era impossível. Estava usando as conchas, que era o que me salvou da outra vez, mas nem isso. Esvaziava elas de tempos em tempos, mas permanecia com as mamas feito pedra.
Sei que fiquei nesse sofrimento até a consulta com a medica. Que viu meu estado e disse que realmente eu devia estar sofrendo (sério???). Me receitou um remédio que fazia ‘descer’ o leite empedrado. Eu borrifava ele no nariz 5 minutos antes das mamadas, ela mamava e o resto escorria. Uma lindeza. Em 2 dias estava tudo normalizado. Graças a Deus.

Hoje tenho leite suficiente, mas acho que menos que na época do Dudu, que vazava muito leite, e eu vivia ‘azedinha’... e ele idem, pois mal vencia sugar de tanto leite que escorria. A Mi, nos primeiros dias se afogava horrores, ficava brava e voltava a sugar (uma graça), mas foi só no inicio mesmo.
Quando vejo que a produção deu um baixada, procuro tomar mais água e ingerir coisas gordinhas. Dá certo! Achei estranho o conselho de ingerir mais calorias, mas ajuda muito no meu caso. Estou procurando comer coisas saudáveis. Sem frituras, sem muitos doces, muita fruta e muitos vegetais. Mas, quando vejo que a produção deu uma caída, procuro ingerir mais carboidrato ou até doces. No dia seguinte tudo melhora.

- Rotina com  2:
Ro-ti-na. Se você consegue desenhar a sua, tudo flui.
Quando o Marido voltou a trabalhar, fiquei morrendo de medo, afinal, o Dudu ficaria de manhã em casa, eu faria o almoço e o levaria para a escola. Consegui numa boa.
A Mi dormia a manhã quase toda e eu conseguia dar atenção a ele e à casa e fazer o almoço. Depois levava ele para a escola e curtia a pequena em casa. No final da tarde pegava ele, e logo o Marido chegava. Bem tranquilo, corrido... mas dava certo. E à noite, com o Marido me ajudando fica tudo bem fácil. Nem lembro mais como era ter só 1 criança em casa.

Agora abandonamos a banheira e dou banho na pequena no chuveiro. Dou banho no Dudu, me banho,  Marido traz ela, banho ela, dou um mamazinho ali mesmo (essa parte é delicia demais.....), Marido pega ela e eu saio do chuveiro. Quando Marido não está em casa, a ordem é a mesma. Ela fica olhando eu e o Dudu tomarmos banho (ela fora do box, claro, deitadinha no bebê conforto). Depois do banho tomado, enxugo o Dudu e ele vai se vestir. Me seco, tiro a roupa dela e entro no chuveiro. Dou banho nela, enrolo ela na toalha e saio pingando até a minha cama (onde está tudo organizado com as coisas dela). Deixo ela enroladinha na toalha e me seco. Se está mais frio, me visto (rapidinho... claro!). Visto ela, e a família está cheirosinha e pronta para dormir!

O Dudu as 20:30h, desde sempre, está na cama. O mocinho acorda lá pelas 7:00h, mas dorme cedo. Isso é bom demais.
A Mi, até os 3 meses dormia lá pelas 22:00h. Hoje, as 8:00h está chata, ‘pedindo’ banho. Toma banho e vai direto para a cama. Deita e já dorme. Assim, as 20:30h a casa vira um silencio, uma paz que nem parece que temos 2 crianças em casa!
As 7:00h, ambos estão acordados e cheios de gás.

- Voltei:
Já voltei a trabalhar! 2 semanas antes para poder curtir as férias de janeiro em família...
Está corrido, mas nada anormal. O que mais me ‘suga’ é a parte da amamentação.
Levanto as 5:30h, esgoto o leite de uma mama depois me arrumo.
Acordo o Dudu (Marido a essas horas já foi trabalhar) e deixo ele se vestindo. Acordo a Mi, quando dificilmente ela ainda está dormindo (ela acorda e fica conversando sozinha e lambendo o cobertor... rsrs, é o hobby dela atualmente), troco a roupinha/fralda dela e a amamento.
Coloco a criançada no carro (as 7:00h), deixo a Mi na escola e o Dudu na minha cunhada (ele vai pra escola a tarde, por enquanto).
Na hora do almoço, saio para almoçar e passo na escola para amamentar a Mi, fico meia hora com ela (delicinha esse momento), vou pra casa (que é 5 minutos da escola), esgoto o outro peito e volto a trabalhar.
A tarde, Marido pega as crianças. Chego em casa, amamento, esgoto, lanche, banho e cama.
A Mi dorme MUITO fácil. Ela começou a resmungar, e se não é fome, é só dar a chupeta e ela apaga, instantaneamente. Durante o dia ela tira 2 sonecas de uns 40 minutos.... ela guarda ‘sono’ para a noite. Uma fofa!

Mas essa correria toda tem valido a pena, e tenho conseguido manter a Mi só no peito. Deixo leite para duas mamadas na escola. Poderei fazer esse esquema até a fofa completar 6 meses, pois tenho estendido meu horário de almoço que é de 1:30h, para 2:00h. Depois disso, com a introdução de outros alimentos, fica mais tranquilo.

- Como ela é:
Um anjo... Não dá trabalho nenhum. Quase não chora, e quando o faz é por fome, e de imediato seu desejo é atendido.
Sorridente como ninguém, cativa todo mundo. Adoooooora uma bagunça, e é fascinada pelo irmão. E pelo pai. (pois é....)

- Como estou:
Sabe sentimento de plenitude? Estou muito feliz. Tenho 2 filhos saudáveis, liiiiiiiindos e tranquilos. Quando comento sobre eles até parece papo de mentiroso, pois sou só elogios. Sério mesmo, sou privilegiada ao extremo, não tenho do que reclamar dos meus pequenos.

.:.

Vou tentar contar as peripécias de ambos com mais frequência, mas meu dia está muito corrido. Meu trabalho está puxado, e em casa, não dá. Vou tentar aproveitar uns minutinhos antes de entrar no trabalho ou no horário do almoço. Vamos ver o que consigo. Mas se eu sumir, é porque estou sendo mãe... então vocês me entendem, né?

.:.

Não vou postar fotos... Vocês já devem ter percebido que evito ao máximo colocar foto das crianças. Já me criticaram falando que eu posso inventar coisas aqui (e posso mesmo, pois aqui é um espaço MEU e escrevo o que eu quiser... lálálálá), mas não é meu perfil.
Tem gente que me conhece fora do blog... que tem meu facebook, por exemplo, e sabe que eu existo e que dificilmente inventaria tudo isso. Né Ju??? Mas já adianto que a Mi é liiiiiiiiiiinda de viver. Acredite!

Beijinhos maternos!!!

Fer

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Depois de quase 6 meses...

E então que quase 6 meses se passaram.
E eu não contei nada aqui como foi esse período.
E então que eu vou _ com certeza_ esquecer muita coisa.
Mas prometo tentar relatar o máximo possível...

Vamos por partes? Então, se joga!

Como é muita informação, prefiro separar por tópicos, e contar como foram as coisas, ok!?

- Dudu:
Dudu ficou encantado com a irmã já no hospital. Queria pegar no colo, beijar, abraçar... coisa linda. Quando meus cunhados quiseram leva-lo embora, ele quase não quis saber, e isso que dali ele iria para uma festa de criança. Pense!

Nos primeiros dias eu enchia a boca para dizer que ele não sentia ciúmes, que estava tudo certo e tudo bem. Mas me enganei. Ele passou a ficar mais agressivo comigo e com o Marido e até reclamação na escola teve. Sabe criança sem educação que faz de tudo para chamar atenção? Então! E não adiantava sairmos só com ele, brincar com ele, mimar ele, dar presentes, nada!
Com a irmã em si ele continuava carinhoso e fofo...
Eu e Marido íamos dormir todos os dias se sentindo os piores do universo. Achando que estávamos errando e só brigávamos com ele (não tinha como não brigar, o negocio estava tenso mesmo).

E aí que os dias foram passando e o Dudu fofo e tranquilo de sempre voltou. A paz voltou a reinar... no entanto, com a irmã, passamos a ficar mais espertos, pois ou ele cobria ela com todas as cobertas da casa, ou resolvia apertar a mão, pé <insira aqui qualquer parte do corpo>, de repente para testar se ela era sensível como dizíamos, enfim... perigo total.
Estamos até hoje tentando não falar insistentemente “Dudu, deixa a Milena!”, mas é difícil!
Mas ele continua dizendo e demonstrando amor à pequena, e ela só não pula feito pipoca ao ver o irmão pois não consegue, mas gritar isso ela faz.... e gargalhar pra ele, idem!

- Cirurgia do Marido: 
Como citei anteriormente, Marido fez a cirurgia. Ficou 4 dias no hospital. Foi difícil ficar sem ele... pela presença dele, mas sobrevivi. Acho que depois que você cria uma rotina as coisas fluem.
Depois que ele foi para casa, exigindo alguns cuidados e um pouco limitado, também achei que seria tenso... mas só o fato de tê-lo em casa, pra mim já foi suficiente.
Deixava a Milena com ele para levar/buscar o Dudu na escola, para ir à academia, para ir ao mercado, etc. Aos poucos ele (que é teimoso), passou a me ajudar em casa com a louça, varrendo, passando aspirador e ele teve a audácia de até limpar vidros e lavar o carro... juro! Sem noção total! Mas nada disso interferiu na recuperação dele, bem pelo contrário, até o medico se surpreendeu.
Achei que eu precisaria carregar a família nas costas, que ele ficaria deitado o tempo todo e que seria complicado. Mas foi bem o contrario que aconteceu. Nos 2 meses que ficou em casa, me ajudou horrores e fomos muito parceiros.
Também achei que a convivência diária iria minar nossa relação. Também me enganei. Minha admiração por ele cresceu ainda mais (se é que era possível), e nunca estivemos tão unidos como depois de tudo isso.
Ele voltou a trabalhar assim que o INSS liberou ele na pericia (pelo medico ele ainda estaria afastado, pois ainda não terminou as 30 sessões de fisioterapia), mas ele está super bem e só sente algumas dores musculares, por falta de fortalecimento (ele ainda está só alongando... fortalecimento, somente após a finalização da fisioterapia).

- Primeiros dias em casa: 
Como já relatei, me senti um pouco fraca na primeira semana, mas já cheguei do hospital colocando roupa para lavar!
Consegui cuidar da arrumação da casa e cozinhar sem maiores problemas.

- Sono: 
Deus deve gostar muito de mim. O Dudu quando bebê, deve ter chorado 1 ou 2 noites por conta de cólica.
Milena, nenhuma. NENHUMA! Desde a chegada em casa, a bonitinha só acordava de 3 em 3 horas para mamar, mamava, e capotava. Nas duas primeiras semanas rolava um cocozinho pra atrapalhar meu sono, mas passou.
Perceberam o acordava no paragrafo acima? Pois é... fazem uns 3 meses que a fofa dorme a noite inteira. Posso com isso? As vezes, mas bem as vezes ela acorda... damos a chupeta e ela volta a dormir.
Chupeta alias, que ela pegou com quase dois meses. Acho que ajuda sim, e se dada só para dormir, fica tranquilo de tirar. Se eu contar como foi para tirar a do Dudu vocês desistem do Blog e vão achar que sou fake, então nem vou contar.... rsrsrsrs
O Dudu foi pro quarto dele com 15 dias (quase morri de chorar, mas deu certo...), já a dona Milena com quase 5 meses. Primeiro no bebê conforto ao lado da cama, depois no moisés e por último, montamos um berço desmontável ao lado da cama e ela passou a dormir ali. Pra mim, muito mais prático. Não me arrependo!

Um pouco antes de eu voltar a trabalhar ela foi para o berço e sem traumas. E só mudei, pois pensei que eu acordaria ela desnecessariamente ao me arrumar para trabalhar.

Posso contar o resto depois?
Vou ali e já volto... em menos de 6 meses. Prometo!

Beijinhos fujões,
Fer